Você tem Perfil de Empreendedora ?

segunda-feira, 5 de maio de 2014



Olá meninas empreendedoras,

            Hoje vamos falar um pouco sobre empreendedorismo feminino, empreender é o ato de tentar fazer algo, geralmente muito ligado ao mundo dos negócios.  Segundo Cezar Magalhães: “Empreender é buscar tornar real uma ideia.” E continua seu pensamento afirmando que todo empreendedor é um sonhador, aquele que foge do convencional que se dispõe a mudar o status quo do ambiente em que vive com ousadia.
       
            No Brasil e no mundo, as mulheres estão superando preconceitos e disputando cargos de liderança em empresas, criando seus negócios, mudando suas vidas e de suas famílias.   O perfil do empreendedor em muitos casos não se difere em relação ao gênero, essa personalidade deve ser dinâmica, confiante, flexível, criativa e resistente para eventuais crises e frustrações advindas do risco da sua atividade.
       
                                
  Caso você esteja lendo esse pequeno texto e pense que não tem as qualidades supracitadas, não se desespere, os especialistas no assuntos deixam claro que essas características não são  simplesmente inerente, ou seja, apenas as pessoas que as possuem podem ser empreendedores, mas um comportamento que poderá ser aprendido e exercitado.
       
      De acordo com (HISRICH; PETERS, 2004).
           Todavia, apaixonar-se pelo empreendimento não gera o sucesso por si só, os empreendedores precisam ter habilidades, dentre elas: habilidades técnicas, que são a redação, a expressão oral, o monitoramento de ambiente, administração comercial técnica, tecnologia, interpessoal, capacidade de ouvir, etc.; habilidades empreendedoras pessoais, que são o controle interno e da disciplina, a capacidade de correr riscos, inovação, a orientação para mudanças, persistência, liderança visionária e habilidade para administrar mudanças; e habilidades administrativas, que são o planejamento e estabelecimento de metas, a capacidade de tomar decisões, relações humanas, marketing, finanças, contabilidade, administração, controle, negociação, lançamento de empreendimento e administração do crescimento.
        
                Para que possamos exercita-los, é de bom tom ter realmente a certeza das práticas que estão faltando nas nossas características pessoais para depois planejarmos essa modificação, de maneira eficiente.
                   Abaixo disponibilizamos um link na internet para que você possa fazer o teste.
                Antes de fazer o teste, leia as observações acima, eu sei você está ansiosa para responder as perguntas e quer ir logo nas questões. Humm.... Sendo assim,  nós vamos transcrever as observações para você!
           

       Você tem Perfil de Empreendedor?

“A primeira questão que você deve responder quando estiver pensando em começar um negócio é "Será que sou o tipo certo para a coisa?". Você será seu mais importante funcionário. É muito importante que você analise a si mesmo mais objetivamente que a qualquer eventual empregado. Avalie seus pontos fortes e suas fraquezas. Como um eventual executivo do seu próprio negócio, você precisa reconhecer as áreas onde é fraco e suprir as deficiências, ou se auto capacitando ou contratando alguém com o perfil adequado. As perguntas deste teste indica o quanto você é capaz de gerir seu próprio negócio”.

“O teste a seguir, que foi elaborado com base em informações da "Managing a Small Business Magazine", que é uma publicação e entidade especializada em treinar e orientar novos Empreendedores, na gerência e criação de pequenas empresas. É uma espécie de Sebrae Norte Americano. Para Cada questão há uma pontuação que varia de 0 a 10, de acordo com a resposta”.

“Importante: Leia cada questão e clique em uma das respostas sugeridas. Responda marcando a resposta que melhor descreve seu comportamento, sentimento ou atitude atual, e não a que você gostaria que fosse, ou ache que deveria ser. Você deve ser absolutamente honesto consigo mesmo nas respostas para obter uma pontuação verdadeira e válida.”

              Após lerem as observações e nós temos certeza que vocês leram, vamos ao teste que encontramos para vocês.

Clique aqui e faça sua avaliação. 


              Caso a nota não seja aquela tanto esperada, reflita sobre o assunto, como falamos no início, você não precisa ter nascido com todas as características é algo que poderá ser aprendido com esforço e determinação.



Referências bibliográficas:


A MULHER EMPRENDEDORA COMO PARTE DA DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO NOS COLÉGIOS PARTICULARES DA CIDADE DE JANDAIA DO SUL – PR Jaiane Aparecida Pereira (FAFIJAN, UEM) Viviane dos Santos Machado (G-FAFIJAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário